top of page
Foto do escritorCafé e Motivação

Cafés capixabas são premiados por sustentabilidade

O município de Santa Teresa foi o vencedor de duas das quatro categorias da 3ª edição do Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo. O concurso premia as melhores amostras de cafés capixabas, nas categorias arábica e conilon, em qualidade e em sustentabilidade. A cerimônia de premiação aconteceu na segunda (16), no Palácio Anchieta, em Vitória (ES). 

Organizado pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e pelo Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), o concurso teve sua etapa final – a avaliação de 10 arábicas e 10 conilons por meio de análise sensorial feita por juízes certificados – durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, em novembro. 



Premiação Cafés capixabas (Crédito: Conexão Safra/es.gov.br)


Além da análise sensorial, as propriedades que cultivaram os cafés finalistas também passaram por auditoria feita pelo Incaper para atestar as práticas sustentáveis, avaliadas de acordo com indicadores socioeconômicos e ambientais da cafeicultura capixaba.

Além do reconhecimento, os vencedores em cada uma das quatro categorias receberam prêmios em dinheiro, entre R$ 2 e R$ 30 mil. 


Vencedores


Categoria Arábica – Qualidade Marcos Antônio Costa, Fazenda Córrego Pinheiros (Brejetuba)

Categoria Conilon – QualidadeOrmindo Francisco Nandorf, Fazenda Chité Pedreiras (Santa Teresa)

Categoria Arábica – SustentabilidadeLuciano Dutra Pimenta (Afonso Cláudio) 

Categoria Conilon – SustentabilidadeJarlete da Penha Sôtelle (Santa Teresa)


Premiações de cafés especiais são fundamentais para os produtores, pois permitem ganhar visibilidade nacional e internacional e abrir portas para novos mercados. A premiação contou com o patrocínio da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), maior cooperativa de café conilon do Brasil.

Comments


bottom of page