O município de Santa Teresa foi o vencedor de duas das quatro categorias da 3ª edição do Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo. O concurso premia as melhores amostras de cafés capixabas, nas categorias arábica e conilon, em qualidade e em sustentabilidade. A cerimônia de premiação aconteceu na segunda (16), no Palácio Anchieta, em Vitória (ES).
Organizado pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e pelo Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), o concurso teve sua etapa final – a avaliação de 10 arábicas e 10 conilons por meio de análise sensorial feita por juízes certificados – durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, em novembro.
Além da análise sensorial, as propriedades que cultivaram os cafés finalistas também passaram por auditoria feita pelo Incaper para atestar as práticas sustentáveis, avaliadas de acordo com indicadores socioeconômicos e ambientais da cafeicultura capixaba.
Além do reconhecimento, os vencedores em cada uma das quatro categorias receberam prêmios em dinheiro, entre R$ 2 e R$ 30 mil.
Vencedores
Categoria Arábica – Qualidade Marcos Antônio Costa, Fazenda Córrego Pinheiros (Brejetuba)
Categoria Conilon – QualidadeOrmindo Francisco Nandorf, Fazenda Chité Pedreiras (Santa Teresa)
Categoria Arábica – SustentabilidadeLuciano Dutra Pimenta (Afonso Cláudio)
Categoria Conilon – SustentabilidadeJarlete da Penha Sôtelle (Santa Teresa)
Premiações de cafés especiais são fundamentais para os produtores, pois permitem ganhar visibilidade nacional e internacional e abrir portas para novos mercados. A premiação contou com o patrocínio da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), maior cooperativa de café conilon do Brasil.
Comments